Últimas
Top

O Ártico: oportunidades, preocupações e desafios para a segurança (A9-0239/2021 – Anna Fotyga)

O Ártico tem sido, durante várias décadas, uma região pacífica onde, apesar de algumas tensões pontuais, o diálogo entre os oito Estados com interesses e presenças nessa zona do planeta ‑ Dinamarca, Suécia, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Canadá e EUA – tem sido assente numa relação construtiva e em conformidade com o direito internacional.
Todavia, a importância geopolítica da região está a aumentar e, por isso, é fundamental assegurar que o interesse geopolítico e geoestratégico dos Estados supracitados não se sobreponha nem ameace a segurança do Ártico e, por conseguinte, do planeta. Neste sentido, cabe-me recordar a situação ambiental delicada em que se encontra a região e os objetivos e compromissos assumidos a nível global, no quadro do Acordo de Paris, assinado por todos os Estados com interesses no Ártico.
Votei a favor desta resolução por sublinhar e sinalizar o papel que a UE deve ter na proteção do Ártico e na promoção do diálogo entre todos os Estados diretamente interessados na região e, também, porque suporto o pedido da UE para se tornar um membro de pleno direito no Conselho do Ártico, onde atualmente detém o estatuto de observador.