Últimas
Top

Masters of Digital 2024 – Digital Finance Revolution: Mito ou Realidade

Tive o gosto de participar no painel “Digital Finance Revolution: Mito ou Realidade” durante a conferência “Masters of Digital 2024” da Digitaleurope. Este painel abordou o cenário em constante evolução das finanças digitais, abordando questões cruciais sobre o papel da UE na inovação financeira, o impacto das tendências digitais nos cidadãos e os desafios e oportunidades apresentados por moedas digitais como o Euro Digital.

Durante a discussão, destaquei a necessidade premente de reforçar a literacia financeira e digital. Sublinhei a importância destas competências num futuro próximo e o facto de serem fundamentais para a inclusão e capacitação dos cidadãos nas sociedades democráticas do futuro. Acredito firmemente que uma compreensão sólida das finanças digitais não só promove uma participação mais informada dos cidadãos, mas também fortalece a sua resiliência financeira.

Além disso, enfatizei a importância da cooperação multistakeholder para impulsionar esforços neste sentido. A colaboração entre governos, empresas, sociedade civil e academia é essencial para criar políticas e iniciativas eficazes que promovam a literacia financeira e digital em toda a UE. Juntos, podemos construir um ambiente financeiro digital mais inclusivo e acessível para todos os cidadãos europeus.

Agradeço à Digitaleurope pela oportunidade de participar neste importante debate e espero continuar a colaborar com todos os interessados no avanço das finanças digitais na Europa.