Últimas
Top

Estratégia da UE para redução das emissões de metano (A9-0277/2021 – Maria Spyraki)

Em outubro de 2020, a Comissão publicou a estratégia da UE para reduzir as emissões de metano. A estratégia aborda as emissões associadas à atividade humana e identifica ações específicas nos setores mais envolvidos, ou seja, a energia, agricultura e resíduos, que são responsáveis por 53%, 19% e 26% das emissões de metano na UE, respetivamente.
O metano é o segundo maior contribuinte para as alterações climáticas, depois do dióxido de carbono (CO2), representando na Europa 10% das emissões totais de gases de efeito estufa. Reduzir as emissões de metano contribui, portanto, para desacelerar as mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar e da saúde dos europeus.
O relatório enfatiza que a redução das emissões de metano é uma das formas mais baratas de travar rapidamente o aquecimento global e para proteger a saúde dos cidadãos da UE. De resto, apela a um quadro legislativo da UE com metas vinculativas para a redução das emissões de metano, enquanto apresenta as melhores práticas e tecnologias disponíveis.
Pela urgência que temos em travar as alterações climáticas, pelo papel do metano nessa redução e por me rever nas soluções propostas, voto favoravelmente este relatório.