Últimas
Top

Empresas Comuns ao abrigo do Horizonte Europa (A9-0246/2021 – Maria da Graça Carvalho)

 Este relatório sobre a criação das Empresas Comuns ao abrigo do programa Horizonte Europa é um passo importante para coordenar o esforço que terá de ser feito tanto pelo setor público como pelo setor privado, para alcançar os objetivos ecológicos e digitais desenhados aquando da adoção do programa.
São dez parcerias institucionais, de acordo com o Artigo 187.º do TFUE, que cobrem áreas como a saúde, a inovação digital, a economia circular, novas fontes de energia e ainda vários projetos do setor dos transportes do futuro. Este relatório veio garantir que, ao mesmo tempo que se incluíam objetivos claros a alcançar e se fazia uma chamada de atenção importante à necessidade de reduzir o peso administrativo e burocrático, os objetivos e valores da União Europeia estariam sempre presentes na execução dos projetos.
Por acreditar na importância das Empresas Comuns para alcançar os objetivos estabelecidos no programa Horizonte Europa, e consequentemente os objetivos da União para as transformações digitais e ambientais, votei a favor do relatório.