Últimas
Top

O papel da política de desenvolvimento na resposta à perda da biodiversidade nos países em desenvolvimento, no contexto da realização da Agenda 2030

Este relatório complementa a recentemente aprovada em plenário “Estratégia da UE para a Biodiversidade para 2030: trazer a natureza de volta às nossas vidas”.
Este relatório centra-se na dimensão externa da perda de biodiversidade e, mais precisamente, nos países em desenvolvimento e na ação da UE e na política de desenvolvimento em relação a esses países. Examina exaustivamente o estado de coisas e prevê ações a serem tomadas para avançar. Refere-se a uma série de áreas, a saber: coerência das políticas para o desenvolvimento, agricultura e pesca, comércio, saúde pública, comunidades indígenas e locais, meio ambiente e criminalidade. No entanto, o relatório contém posições problemáticas em questões sensíveis como o direito a um ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável, o reconhecimento da personalidade jurídica da natureza, due diligence , negócios e direitos humanos, organismos geneticamente modificados, tecnologias genéticas, acordos de livre comércio da UE, patentes e propriedade intelectual.
Assim, abstenho-me no presente relatório.

(A9-0258/2021 – Michèle Rivasi)