Últimas
Top

Nova estratégia UE-China (A9-0252/2021 – Hilde Vautmans)

 A última década foi rica em eventos geopolíticos que nos obrigam a repensar o status quo das relações internacionais e o posicionamento da União Europeia no xadrez da geopolítica mundial. O evidente crescimento económico chinês originou uma dependência da União Europeia em diversas redes de fornecimento com origem na China. Este fator, em conjugação com a também crescente influência geopolítica da China em muitas regiões perto de território europeu, leva a que seja repensada esta estratégia.
Este relatório, que teve como objetivo demonstrar as opiniões do Parlamento Europeu nesta matéria, recomenda que o Vice-Presidente da Comissão Europeia, e também Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e para a Política de Segurança, desenvolva uma estratégia mais assertiva e coordenada que una todos os Estados-Membros a agirem em uníssono de forma a aumentar a eficácia da mesma.
A China é nuns setores um parceiro económico, mas noutros um competidor e um rival sistémico que vai contra os interesses e valores que construíram a nossa União.
Por acreditar que este relatório propõe medidas concretas e necessárias, votei a favor.