Últimas
Top

Acordo sobre a facilitação da emissão de vistos entre a UE e Cabo Verde (A9-0264/2021 – Juan Fernando López Aguilar)

A República de Cabo Verde é um Estado terceiro, mas que partilha com a União uma relação de profunda proximidade e amizade que, no meu entendimento, deve significar níveis de cooperação política e económica adequados. Portugal é, neste quadro, um elo de ligação privilegiado e que deve constituir sempre uma ponte prioritária na afirmação desta lógica de cooperação que, acredito, deve ser progressivamente alargada.
A celebração deste acordo sobre vistos é uma boa notícia e uma forma de aproximar a União Europeia e Cabo Verde, através da facilitação de processos administrativos que os cidadãos cabo-verdianos têm de utilizar para entrar no espaço europeu. Isto não tem impacto apenas nas relações comerciais entre espaços, mas também em aspetos fundamentais como são as relações familiares. Assim, com um regime mais facilitado de emissão de vistos, aproximam-se Estados, mas sobretudo pessoas.
Saúdo vivamente este acordo e espero que signifique mais um passo rumo a uma cooperação mais aprofundada entre a União Europeia e Cabo Verde.