Últimas
Top

Cooperação entre a UE e a NATO no contexto das relações transatlânticas (A9-0192/2021 – Antonio López-Istúriz White)

A NATO desempenha um papel extremamente relevante nas políticas de segurança e defesa da maior parte dos Estados-Membros da União Europeia (UE).
Conforme referido neste Relatório, tanto a UE como a NATO iniciaram recentemente processos de reflexão para se adaptarem, adequadamente, às alterações no domínio da segurança a nível mundial. Esta reflexão, iniciada em conjunto, ganha particular importância perante o impacto geopolítico e geoestratégico da pandemia.
Votei favoravelmente o texto deste Relatório pois concordo com a assunção de interesses convergentes entre a UE e a NATO, bem como com a necessidade de um aprofundamento da cooperação entre ambas as organizações, agora num contexto de reaproximação entre a UE e os Estados Unidos da América.
Face à emergência de novas ameaças, considero que a UE, a NATO e as Nações Unidas devem explorar oportunidades para uma cooperação mais estreita na gestão de crises, nas ações humanitárias, na manutenção da paz e no reforço das capacidades dos parceiros, nomeadamente nas áreas de atuação comuns.