Últimas
Top

Envelhecimento do velho continente – possibilidades e desafios relacionados com a política de envelhecimento após 2020 (A9-0194/2021 – Beata Szydło)

A pandemia de Covid-19 veio demonstrar que o envelhecimento da população traz diversos desafios à forma como vivemos em sociedade. Sendo o envelhecimento já hoje uma realidade, particularmente na União Europeia, tanto esta como os seus Estados Membros terão de encontrar formas de se adaptarem e responderem aos problemas adjacentes.
Este relatório menciona a necessidade de garantir um envelhecimento digno, onde a solidão ou a discriminação dos mais idosos não seja uma realidade, e refere claramente as vantagens da promoção de uma solidariedade intergeracional, onde crianças e idosos são mobilizados a realizar atividades para o benefício de ambos. Com uma sociedade cada vez mais envelhecida, não podemos descurar a necessidade de garantir os cuidados básicos de saúde aos nossos idosos, o que passa por uma reformulação dos sistemas existentes de cuidados continuados ou lares de idosos.
Acreditando que, ao mesmo tempo que se respeita o princípio da subsidiariedade, a União Europeia pode ter uma influência importante na procura de soluções para os desafios que um continente mais envelhecido trará, votei a favor do relatório.