Últimas
Top

Relatórios 2019-2020 sobre a Bósnia-Herzegovina (A9-0185/2021 – Paulo Rangel)

A política de vizinhança europeia e as relações da União com os Estados candidatos são dimensões fulcrais para o futuro do projeto europeu. De acordo com a mais recente Comunicação da Comissão Europeia, de 2020, sobre os Balcãs Ocidentais é necessário promover uma perspetiva credível para a região.
Tendo em consideração os vários relatórios e pareceres sobre o processo de adesão da Bósnia-Herzegovina referidos nesta proposta de resolução, mas também as posições que o Parlamento Europeu tem defendido relativamente aos critérios estabelecidos e a condicionalidades coerentes e credíveis, subscrevo a congratulação às medidas tomadas pela Bósnia-Herzegovina na abordagem a vários aspetos fundamentais exigidos pela Comissão Europeia.
A adesão à União Europeia representa, não raras vezes, uma oportunidade para a consolidação da democracia e das instituições. Nesse âmbito, as últimas eleições legislativas realizadas na Bósnia-Herzegovina, bem como o período que se lhes sucedeu, são sinais claros de um empenho político que merece ser reconhecido.
Votei favoravelmente esta proposta de resolução, reforçando, contudo, a necessidade de reformas no sistema educativo da Bósnia-Herzegovina, quer no sentido de um aprofundamento dos programas europeus de educação, quer no que respeita a uma revisão de conteúdos programáticos que promovam um sentimento partilhado de cidadania e coesão social.