Últimas
Top

Reforço do papel internacional do euro

O Euro é declarado pelos Tratados como a moeda única da União Europeia. A política monetária assente nessa moeda única e num banco central independente é um dos pilares da União Económica e Monetária. Ainda assim, apenas 19 Estados-Membros aderiram ao Euro e o processo de alargamento da moeda única tem sido lento e complexo.
Acompanho o entendimento de que o reforço internacional do Euro deve assentar num mercado interno plenamente integrado e numa União Económica e Monetária completa, designadamente nas suas dimensões de União Bancária e de União dos Mercados de Capitais. Reitero o apelo para a instituição do Sistema Europeu de Seguro de Depósitos, para a reforma do sistema de resolução bancária, para a simplificação das regras de insolvência, para o reforço dos mecanismos de supervisão e para a transformação do Mecanismo Europeu de Estabilidade. Estas realidades são a base de um Euro mais forte internamente, capaz de se afirmar no plano internacional.
Congratulo-me com a crescente importância do Euro como moeda de reserva internacional e com a sua utilização nos mercados de câmbio, dívida e empréstimos, mas sublinho a necessidade de um debate sobre o equilíbrio de vantagens e desvantagens desse caráter gradualmente maior.

(A9-0043/2021)