Últimas
Top

Soja geneticamente modificada

Segundo o relatório da Agência Europeia de Segurança Alimentar sobre estes produtos, a caracterização molecular, bem como a análise comparativa (nomeadamente agronómica, fenotípica e de características de composição), bem como o resultado da avaliação de toxicologia, alergénica e nutricional indica que a composição da soja em causa não levanta quaisquer preocupações de segurança ou nutricionais. De resto, o painel de avaliação conclui que a soja objeto de estudo é segura e nutricional semelhante às suas equivalentes não geneticamente modificadas no que respeita aos potenciais efeitos em humanos, saúde animal e meio ambiente.

Há, contudo, problemas associados à produção de soja em modalidade intensiva que estão a provocar danos ambientais sérios e que devem ser acautelados. O impacto nas florestas tropicais e outros ecossistemas (fruto de desmatamento) que precisam de proteção internacional é muito preocupante.

Globalmente, há ainda a considerar o momento presente e a crise económica e a disrupção nas cadeias alimentares que pode ocorrer com a proibição nesta altura em particular da produção e consumo dos produtos com estas características. É também importante que a União Europeia não haja de forma isolada ou descoordenada na resposta aos problemas levantados pela produção de soja.

(B9-0121/2020)