Últimas
Top

Busca e salvamento no Mediterrâneo

A situação dos migrantes no Mediterrâneo não pode deixar nenhum deputado ao Parlamento Europeu satisfeito, muito menos numa Europa fundada em valores muito claros de liberdade e solidariedade. Quer isto dizer que a União Europeia deve respeitar, mais do que qualquer outro espaço no mundo, os direitos de cada pessoa e a dignidade da vida humana.

Não estou satisfeita com a resolução em causa, que esqueceu os contributos da maior família política do Parlamento Europeu, e esqueceu uma palavra forte contra quem faz da exploração, do tráfico de seres humanos e da morte no Mediterrâneo um negócio.

O Partido Popular Europeu quis uma resolução mais equilibrada, mais ponderada e realista face ao problema, que foi chumbada pelos partidos de esquerda.

Voto a favor, mas não nego a insuficiência das palavras e das respostas de uma resolução parcial, que esquece uma parte significativa do problema. Voto a favor mas compreendo bem quem não o faz, pois seguramente ambiciona uma resolução mais completa e não sectária, que não feche os olhos a uma dimensão crítica de um problema que não se resolve apenas com palavras desligadas da realidade.

 

(B9-0130/2019, B9-0131/2019, B9-0132/2019, B9-0154/2019)