Últimas
Top

Orçamento geral da União Europeia para 2020

O Orçamento Geral da UE para 2020 é o último exercício orçamental do Quadro Financeiro Plurianual atual. Reveste-se, por isso, de particular importância, para o cumprimento dos objetivos do atual período de programação e o lançamento das bases de um bom cumprimento do próximo QFP.

Num quadro de negociações difíceis para o próximo QFP, importa sinalizar, neste último orçamento, o compromisso do Parlamento Europeu com dimensões importantes, das quais destaco a ação climática e a juventude. Acompanho, por isso, os apelos para o cumprimento dos objetivos orçamentais em matéria de clima, que resultam dos compromissos internacionais assumidos no Acordo de Paris. E concordo com o reforço de programas emblemáticos como o Erasmus+ ou a Iniciativa para o Emprego dos Jovens.

Apoio a posição do Parlamento sobre o reforço do Orçamento Geral, de forma a responder a desafios emergentes associados ao apoio às pequenas e médias empresas, à digitalização, à inteligência artificial, à investigação sobre o cancro, à cooperação em matéria de segurança e justiça, alfândegas, migração e política externa (nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento e à ajuda humanitária).

Acredito que o exemplo que resulta desta maior ambição é um sinal político claro das posições que o Parlamento tomará no âmbito do próximo QFP.

 

(A9-0017/2019 – Monika Hohlmeier, Eider Gardiazabal Rubial)