Últimas
Top

Importância da memória histórica europeia para o futuro da Europa

A União Europeia, fundada como um projeto de paz, cedo conseguiu transformar um continente propenso a confrontos e devastado por guerras num espaço de promoção e consolidação da paz.
Invocar a memória europeia, sem revisionismos históricos e com o devido rigor e isenção, garante que períodos e eventos históricos passados não são esquecidos. Dessa forma, a nossa História é a melhor garantia para um futuro justo e tolerante, assente na promoção dos valores europeus.

As últimas décadas, marcadas por uma sucessão de crises económicas, financeiras, sociais e políticas, permitiram maior espaço e, consequentemente, maior visibilidade a movimentos nacionalistas, radicais, racistas, xenófobos e/ou autoritários.

Concordo com a necessidade de condenar todas as formas de negação, banalização ou minimização dos discursos de ódio e de fenómenos que conduzam à propagação de ideologias totalitárias.
Congratulo-me por fazer parte de um projeto de integração europeia, que é um exemplo em todo o mundo, contribuindo para a melhoria das condições de vida das sociedades e para o combate ao ressurgimento dos nacionalismos.

Acompanho, pelo exposto, o repto lançado à Comissão para que apoie eficazmente os projetos de promoção da memória europeia e para que, nesse âmbito, afete recursos financeiros adequados ao programa «Europa para os Cidadãos».

 

(RC-B9-0097/2019, B9-0097/2019, B9-0098/2019, B9-0099/2019, B9-0100/2019)