Últimas
Top

A saída do Reino Unido da UE

A saída do Reino Unido da União Europeia após o referendo de 2016 está a revelar-se um processo de grande complexidade. O Parlamento Europeu, bem como a Comissão e o Conselho, tem procurado atuar no sentido de melhor proteger os direitos de todos os cidadãos e da manutenção de relações comerciais profícuas entre os Estados-Membros e o Reino Unido.

Sendo felizmente longo o período de paz que vivemos na Europa, essa deve ser a maior preocupação, pelo que a questão relativa à fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte é da maior importância. O respeito pelo doloroso passado e pelo difícil acordo de Sexta-Feira Santa a isso nos obriga.

Também os direitos do elevado número de cidadãos dos Estados-Membros que vivem no Reino Unido e de cidadãos britânicos que vivem na União Europeia não podem ser esquecidos. O seu contributo laboral e económico para o desenvolvimento dos países deve ser relembrado e honrado.

Os europeus continuam a desejar uma solução equilibrada que respeite os interesses de ambas as partes neste processo, com a paz e as boas relações entre povos como grande prioridade.

 

(B9-0038/2019, B9-0039/2019)