Últimas
Top

Criação de um Mecanismo de Recuperação e Resiliência

 O Mecanismo de Recuperação e Resiliência, com um envelope financeiro de 672,5 mil milhões de euros, representa 90% do Plano de Recuperação para a Europa. O acordo alcançado para a sua aprovação célere foi importante e deve motivar uma efetivação ainda mais rápida por parte dos Estados-Membros, a quem cabe agora construir planos nacionais de recuperação e resiliência adaptados às suas realidades nacionais.

Ainda que o equilíbrio entre subvenções e empréstimos não seja o ideal, por força de decisão do Conselho Europeu, e a dimensão financeira do programa poder vir a ser discutida face à evolução recente da pandemia, creio que os Estados-Membros estão em condições de executar investimentos e garantir financiamentos de forma célere e conforme aos pilares que entendo estruturantes: ambiente e clima, transição digital, competitividade das economias, coesão económica, social e territorial, capacidade dos sistemas de saúde e políticas para a juventude.

Acompanho o entendimento de reforçar a política de transparência, o controlo e a fiscalização dos fundos atribuídos como forma de combater a fraude e a corrupção.
Concordo com o reforço do papel do Parlamento no acompanhamento deste Mecanismo.
Espero que a efetivação do Mecanismo seja célere e eficaz, sem atrasos desnecessários, burocracias exageradas ou custos administrativos exagerados.

(A9-0214/2021)