Últimas
Top

Banco Central Europeu – Relatório Anual de 2020

O Banco Central Europeu é uma instituição estruturante na construção da União Económica e Monetária assente na moeda única, o Euro. O mandato independente do banco central é claro no sentido da garantia da estabilidade dos preços e do controlo da inflação. Assim, a política monetária tem vindo a contribuir para a afirmação do Euro e para a integridade de um mercado interno cada vez mais aberto e interligado. Ao adotar uma abordagem não convencional, no seguimento da crise financeira da última década, o BCE salvaguardou a estabilidade orçamental e a gestão do financiamento e da dívida de vários Estados-Membros. No contexto da pandemia de Covid-19 esse apoio tornou-se ainda mais claro, sobretudo com o plano de emergência que já se cifra em 1,85 biliões de euros.

Saúdo o reforço das políticas de transparência e responsabilidade adotadas ao longo dos últimos anos. Acompanho o entendimento de que as políticas monetárias não convencionais devem ser acompanhadas com atenção, mas que devem ser mantidas enquanto necessárias. Congratulo-me com os objetivos específicos do BCE em matéria de combate às alterações climáticas.

Espero que o BCE mantenha o seu carácter independente e ambicioso no apoio à gestão da dívida pública dos Estados-Membros.

(A9-0002/2021)