Últimas
Top

Uma nova estratégia industrial para a Europa

A indústria europeia enfrenta três grandes desafios cruciais para a sua sobrevivência: a recuperação económica que o confinamento e a quebra de cadeias de produção provocaram; uma transição digital que se prevê rápida e penosa para quem ficar para trás; e a necessidade de adaptar a produção industrial a uma estratégia ecológica com um objetivo claro, e urgente, de neutralidade climática. Enquanto Parlamento Europeu, é nossa prioridade garantir as ferramentas e condições necessárias para que estes desafios sejam ultrapassados, sem prejuízo dos trabalhadores, das pequenas e médias empresas e muito menos que seja o consumidor final a pagar a fatura destas transições.

De forma a que não se verifique uma perda de competitividade da indústria europeia, é fundamental que a Comissão reveja a Estratégia Industrial apresentada em março deste ano. Nesta revisão, deve estar prevista uma primeira fase, de consolidação de choques e adaptação a novas realidades que o Covid-19 apresentou, que antecede uma segunda, de âmbito mais extenso, pautada por uma reconstrução industrial estrategicamente planeada para os desafios que o futuro apresenta.

Por acreditar que nenhuma transição, digital ou ambiental, seja possível sem uma indústria forte e capaz, votei favoravelmente este relatório.

(A9-0197/2020)