Últimas
Top

Políticas económicas da área do euro 2020

A União enfrenta o maior desafio da sua história, com uma profunda crise em cadeia (sanitária – económica – social) que coloca em causa as respostas tradicionais da UE e exige uma nova abordagem para salvar empregos, viabilizar empresas e garantir a estabilidade orçamental dos Estados-Membros. Na Zona Euro, esses esforços têm de ser conciliados com uma política monetária ambiciosa que coloque a moeda única ao serviço dos objetivos de recuperação, resiliência e transição.

Acompanha-se o entendimento do Semestre Europeu como pilar da coordenação das políticas económicas e das recomendações específicas por país como instrumento útil à boa governação económica. Assim, entende-se que os indicadores devem ser de natureza económica, procurando a sua coerência com os objetivos globais de transição verde e digital.

A construção de uma posição do Parlamento sobre as políticas económicas na área do Euro é um esforço de compromisso, mas não deve significar posições tão genéricas que, no limite, prejudicam a autoridade da instituição. Lamenta-se, por isso, a insuficiência flagrante de uma posição aprofundada sobre a conclusão da União Económica e Monetária (Bancária e de Mercados de Capitais) e a total ausência de uma visão para a política fiscal, além da desconsideração da dimensão orçamental própria da União.

(A9-0193/2020)