Últimas
Top

Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e recursos próprios: tempo de atender às expectativas dos cidadãos

O Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 vai determinar a base da estratégia de desenvolvimento da União Europeia na próxima década. Manifesto-me muito preocupada com o atraso nas negociações, a pouco mais de um ano da data prevista para a sua entrada em vigor. A cooperação interinstitucional é insuficiente e a responsabilidade recai no Conselho, que está a prolongar uma incerteza que prejudica as negociações e, sobretudo, a segurança sobre o próximo QFP.

Reitero o meu apoio à proposta do Parlamento Europeu de fixação do QFP em 1,3% do rendimento nacional bruto da UE. Entendo ser a única forma de salvaguardar programas emblemáticos em áreas fundamentais (mobilidade, juventude, inovação, ambiente ou digitalização), de defender a manutenção do financiamento em termos reais das políticas de agricultura, pescas e coesão e de prever linhas de financiamento adicionais para novas responsabilidades (migrações ou defesa, por exemplo).

Concordo com a exigência de um acordo sobre a reforma dos recursos próprios da União, em paralelo com o QFP, na linha de construir recursos alternativos, de abolir todos os abatimentos e correções e de simplificar processos, reduzindo custos. Acompanho a ideia de exigir a apresentação de propostas de recursos adicionais para financiar novos programas da Comissão 2019-2024.

 

(B9-0110/2019, B9-0112/2019, B9-0113/2019)