Últimas
Top

Atividades financeiras do Banco Europeu de Investimento – relatório anual de 2020 (A9-0200/2021 – Pedro Silva Pereira)

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é uma instituição da maior relevância para a União Europeia e para a economia do nosso continente e além-fronteiras. Congratulo-me, por isso, em linha com o relatório, com os resultados do Banco e com a manutenção da classificação AAA, que espero que seja mantida. Entendo, ainda, que o contributo do BEI para a resposta económica à crise pandémica foi importante, não só pelo financiamento que representa, mas também pela confiança que induziu nos mercados.
Lamento as notícias sobre o ambiente de trabalho e as situações de assédio na instituição, esperando que sejam alvo de esclarecimento cabal e responsabilização consequente.
Acompanho a ideia de ressalvar a importância de financiar iniciativas associadas às recomendações específicas por país, emitidas no quadro do Semestre Europeu, mas recordo a necessidade de garantir uma abordagem independente para as decisões de investimento do BEI. Concordo, ainda, com o apelo à distribuição geográfica justa e equilibrada dos investimentos.