Últimas
Top

Prorrogação do Quadro Temporário relativo a medidas de auxílio estatal

Pergunta à Comissão Europeia

A Comissão decidiu prorrogar o âmbito de aplicação do Quadro Temporário relativo a medidas de auxílio estatal(1), prolongando todas as secções por seis meses, até 30 de junho de 2021, e a secção que permite a concessão de apoio à recapitalização por três meses, até 30 de setembro de 2021. Compreende-se e acompanha-se a intenção de permitir aos Estados-Membros a adoção de medidas excecionais para salvaguardar a viabilidade de empresas, os empregos e a competitividade das suas economias. Contudo, por natureza, os auxílios de Estado têm impacto direto na integridade do mercado interno e na potencial distorção da concorrência.

As medidas de apoio à recuperação económica justificam políticas temporárias e excecionais. Torna-se essencial garantir um controlo transparente e uma fiscalização suficiente, para garantir que as políticas nacionais sejam adotadas para prosseguir os objetivos de recuperação económica e não extravasem esse âmbito. De igual forma, é essencial garantir a coerência com o Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Assim, pergunta-se à Comissão:

  1. Quais são, à data, os montantes aprovados para auxílios estatais, por país e sector de atividade?
  2. Que medidas pretende tomar para mitigar as consequências na integridade do mercado interno e potenciais problemas de concorrência?

E-005877/2020