Últimas
Top

Potencial incumprimento das metas europeias em matéria de reciclagem por parte de Estados-Membros

Pergunta à Comissão Europeia

Considerando que:

A economia circular e a reciclagem são fundamentais para a salvaguarda do meio ambiente e a proteção dos ecossistemas.

A Europa aposta na transição de uma economia linear para uma economia circular, avançando para um modelo onde produtos, materiais e recursos são mantidos e usados pelo maior tempo possível.

A Europa reconhece a importância particular da reciclagem para a sustentabilidade dos recursos naturais: o aumento da taxa de reciclagem municipal em toda a União Europeia foi ininterrupto ao longo dos últimos 20 anos, subindo de 25,3 % para 46,5 %(1). No entanto, os materiais reciclados apenas satisfazem, em média, menos de 12 % da procura de materiais na União(2).

A Agência Portuguesa do Ambiente divulgou recentemente o Relatório Anual dos Resíduos Urbanos 2018(3) que demonstra que Portugal aumentou em 2018 a quantidade de resíduos enviados para aterro, piorando gravemente a posição portuguesa no que toca ao respeito pelo meio ambiente.

Estando o Governo português em incumprimento com o objetivo europeu de reciclagem doméstica (50 %(4)), e em ciclo contrário ao dos parceiros europeus, como pretende a Comissão garantir o cumprimento das metas por parte do Governo português?

(1) https://ec.europa.eu/eurostat/tgm/table.do?tab=table&init=1&language=en&pcode=cei_wm011&plugin=1
(2) https://ec.europa.eu/eurostat/tgm/table.do?tab=table&init=1&language=en&pcode=cei_srm030&plugin=1
(3) http://apambiente.pt/_zdata/Politicas/Residuos/Residuos_Urbanos/RARU_2018_v2.pdf
(4) http://apambiente.pt/_zdata/Politicas/Residuos/Residuos_Urbanos/RARU_2018_v2.pdf

E-002429-19