Últimas
Top

Negociações multilaterais tendo em vista a 12ª Conferência Ministerial da OMC em Genebra, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2021 (B9-0550/2021)

Esta proposta de resolução tem em vista as prioridades do Parlamento Europeu aquando da 12ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio. Analisa áreas controversas do comércio internacional como as pescas, a agricultura, ou ainda a necessária reforma da própria OMC.
A proposta de resolução é, na sua maioria, bastante positiva, garantindo o empenho do Parlamento Europeu nos valores do comércio internacional e do multilateralismo. Refere ainda a necessidade de repensar as tarifas e as restrições a exportações aplicadas a produtos médicos e farmacêuticos, sobretudo em período de pandemia global.
No entanto, por discordar da menção a uma renúncia temporária do acordo TRIPS alcançado a nível da OMC, para a partilha de propriedade intelectual ligada à produção de vacinas contra a COVID-19, abstive-me na votação da proposta de resolução.