Últimas
Top

Aumento dos custos dos fatores de produção na agricultura

Pergunta à Comissão

 

Os agricultores necessitam de preços estáveis dos custos dos fatores de produção para poderem calendarizar adequadamente o ano agrícola. O rendimento dos produtores, em especial dos pequenos agricultores, está, tradicionalmente, perto do limiar da rentabilidade e qualquer flutuação, quer nos preços ao produtor, quer nos preços dos fatores de produção, poderá conduzir ao encerramento da atividade.

A atual crise energética e dos combustíveis, aliada à escalada do preço dos fertilizantes e das rações, resulta no aumento do gasóleo agrícola e do valor a pagar pela eletricidade. Esta situação é tanto mais preocupante em países do sul da Europa, que dependem da eletricidade para desenvolver a agricultura de regadio.

Em Portugal, muitos viticultores equacionam abandonar as vinhas no Alto Douro e, no Alentejo, os agricultores receiam semear, estimando um aumento dos custos de sementeira entre 30 a 50% face a 2020.

Nesse sentido, perguntamos à Comissão:

1. Tem previsto o lançamento de algumas medidas para mitigar os efeitos desta escalada de preços?

2. Que outras medidas poderão ser tomadas para garantir o abastecimento da cadeia alimentar a preços acessíveis, caso se verifique uma diminuição acentuada da produção devido ao aumento do custo dos fatores de produção?

 

E-005154/2021