Últimas
Top

Relações políticas e cooperação entre a UE e Taiwan (A9-0265/2021 – Charlie Weimers)

Aos olhos da União Europeia, Taiwan é uma nação de pleno direito e um parceiro com quem são partilhados princípios e valores comuns, nomeadamente em matéria de direitos humanos e na conceção de Estado de Direito. Ademais, a UE é, atualmente, a maior fonte de investimento direto estrangeiro em Taiwan, o que reforça a importância das relações políticas e da cooperação entre a União e Taiwan.
Com efeito, este Parlamento não tem sido, nem pode ser indiferente à crescente beligerância militar e política que tem sido perpetrada pela República Popular da China (RPC) contra Taiwan. A continuidade destas ações constitui uma grave ameaça para a paz e a estabilidade na região do Indo-Pacífico onde a França detém um conjunto de territórios ultramarinos.
Votei favoravelmente esta recomendação ao Vice-Presidente da Comissão/Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e à Comissão, por considerar fundamental um aprofundamento da cooperação entre a UE e Taiwan. Neste âmbit,o subscrevo ainda o desenvolvimento de uma ação consertada, do ponto de vista diplomático, que contribua para a dissuasão da RPC relativamente às pretensões de anexação de Taiwan.