Últimas
Top

Políticas sociais e do emprego na área do euro em 2021 (A9-0274/2021 – Lina Gálvez Muñoz)

 Este relatório de iniciativa, de periocidade anual, é normalmente acompanhado de outro relatório de iniciativa da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários. Tem como objetivo a discussão sobre políticas sociais e do emprego na área do euro, contribuindo para o processo do Semestre Europeu.
Trata-se de uma área onde a discussão tem de ser realista, respeitando um dos princípios basilares do projeto europeu, o princípio da subsidiariedade. O relatório imiscui-se, não raramente, em matérias que são da competência dos Estados—Membros, algo que deveria ser respeitado por este Parlamento.
Concordo com inúmeras passagens do relatório, tais como o reconhecimento da importância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8, da atualização do quadro da Comissão sobre as empresas da economia social, de um sistema de educação público e universal, e ainda da necessidade de medir e reagir ao impacto social da degradação ambiental e das alterações climáticas. Todavia, inúmeros números vão além das competências da União ou referem-se a matérias que extravasam o escopo do relatório.
Por respeito às competências atribuídas aos Estados-Membros e à importância das políticas sociais e do emprego abstive-me neste relatório.