Últimas
Top

Estratégia do Prado ao Prato (A9-0271/2021 – Anja Hazekamp, Herbert Dorfmann)

Em maio de 2020, no âmbito do European Green Deal , a Comissão publicou a Estratégia do Prado ao Prato para um sistema alimentar justo, saudável e ecologicamente adequado. Esta estratégia olha para toda a cadeia de produção de alimentos, abrangendo elementos como sistemas de produção agrícola, cadeias de abastecimento, preços dos alimentos, impactos ambientais, pesticidas, fertilizantes, rotulagem nutricional e bem-estar animal entre outros.
Pretende, através de um Plano de Ação de 27 medidas legislativas e não legislativas, reduzir a pegada ambiental e de carbono do sistema alimentar da UE e reforçar a sua resiliência. Assim, o relatório enfatiza que o agricultor não deve ser o único agente económico a arcar com os custos extras decorrentes de práticas mais sustentáveis.
Na minha perspetiva, esta estratégia conseguiu introduzir com sucesso a exigência de uma abrangente avaliação de impacto para apoiar os objetivos e as ambições da estratégia, bem como a referência ao uso de dados transparentes e decisões baseadas em provas, levando em consideração os conhecimentos científicos mais recentes.
Tendo em consideração tudo isto, voto favoravelmente este relatório.