Últimas
Top

Um novo EEI para a Investigação e Inovação (B9-0370/2021)

A forma como a União Europeia se conseguir posicionar enquanto potência internacional nos setores críticos de investigação e pesquisa vai influenciar em grande medida a qualidade e resiliência da sua economia. Uma nova ERA para pesquisa e inovação vem demonstrar que a União Europeia está consciente, e preparada, para garantir as condições necessárias para que académicos e outros cientistas tenham as condições ideais para conseguirem realizar os seus projetos.
Define também um objetivo claro de 3% do PIB que deve ser gasto em investigação e inovação, que, em conjunto com o pedido aos Estados-Membros para a adoção de um Pacto para a Investigação e Inovação, que estabelece compromissos a serem alcançados até 2030, é em si, uma tomada forte de posição do Parlamento Europeu sobre a importância deste tema para o futuro da União.
Esta proposta refere ainda formas de reduzir a disparidade no setor, como otimizar e melhorar as carreiras dos profissionais e a importância da definição de princípios orientadores dos programas. Por todos estes motivos, votei a favor.