Últimas
Top

Diálogo com os cidadãos e participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão da UE (A9-0213/2021 – Helmut Scholz)

A participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisão é fundamental para a consolidação das instituições democráticas e, no caso da União Europeia, para a construção do projeto europeu.
As eleições europeias de 2019 registaram a maior afluência desde 1994, destacando-se o aumento significativo da participação entre as gerações mais jovens. Ainda que continuem a existir diferenças significativas na afluência entre os Estados-Membros, o aumento global da participação é um sinal positivo para o futuro da União.
Não obstante, a participação nos processos de decisão não se pode limitar à afluência a eleições. Votei favoravelmente esta proposta de resolução por concordar que qualquer reforma da União deverá ver reforçados os mecanismos participativos que promovam o diálogo direto com os cidadãos. Suporto a importância atribuída aos meios de comunicação social na difusão de informação fidedigna, bem como no papel a ocupar pelos académicos.
Sublinho a importância de se garantir uma participação abrangente, de vários setores da sociedade, na Conferência sobre o Futuro da Europa. E, neste âmbito, apelo ao reconhecimento do papel a desempenhar pelos jovens no processo de construção do projeto europeu.