Últimas
Top

Iniciativa de Cidadania Europeia “Fim da Idade da Jaula” (B9-0296/2021, B9-0302/2021)

Este relatório de Iniciativa de Cidadania, que reuniu 1,4 milhões de assinaturas, mecanismo que coloca os cidadãos europeus no centro da política da União, emite uma mensagem clara de que os nossos cidadãos estão preocupados com o bem-estar animal na Europa.
Acredito numa transição gradual do uso de gaiolas para outros métodos alternativos, tendo em conta as diferentes espécies, alternativas disponíveis e capacidade de execução, sobretudo, dos pequenos e médios empresários, que devem ser devidamente compensados se esta alteração resultar num aumento significativo do preço de produção.
Ao mesmo tempo, para garantir que as empresas europeias não são prejudicadas por concorrentes internacionais, que praticam este tipo de transporte, é importante um controlo eficaz dos produtos animais importados, de forma a garantir que estes cumpram os requisitos mínimos de bem-estar animal.
Por estas razões e por o relatório pedir à Comissão Europeia um estudo do impacto que diferentes velocidades da transição para a não utilização de gaiolas pode representar para os empresários, votei a favor deste relatório de Iniciativa de Cidadania.