Últimas
Top

As atividades hostis do Azerbaijão contra a Arménia

Pergunta à Comissão Europeia

A UE continua a ser uma defensora do direito internacional, dos direitos humanos e da promoção do diálogo para resolver litígios transnacionais. Por conseguinte, deve deixar claro que não tolerará a interferência por parte de países não pertencentes à UE, como a Turquia, no conflito Arménia-Azerbaijão ou no destacamento de grupos paramilitares armados na região. O reatamento das negociações, sem condições prévias, no âmbito do processo de resolução do conflito do Alto Carabaque é, por isso, urgentemente necessário, sob os auspícios dos copresidentes do Grupo de Minsk da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa.

  1. Como tenciona o Conselho garantir um cessar-fogo imediato e o fim das hostilidades?
  2. Que medidas pretende o Conselho tomar para exercer a pressão necessária sobre o Governo azerbaijano para que este ponha termo às hostilidades e retire as suas tropas da região?
  3. A UE continua a ser o principal mercado de exportação do Azerbaijão e o segundo maior mercado de importação, com uma percentagem de 51 % nas exportações do país e uma percentagem de 16 % nas importações. Tenciona o Conselho impor sanções económicas ao Azerbaijão?

P-005501/2020/rev.1