Últimas
Top

Ação coordenada da UE para combater a pandemia de COVID-19 e as suas consequências

A pandemia da Covid-19 é uma crise sanitária sem precedentes que exige uma resposta conjunta e solidária. No imediato, para o combate ao surto e para a mitigação das consequências económicas que resultam das medidas de confinamento e da paragem generalizada da economia. A prazo, para preservar o projeto europeu e enfrentar o maior desafio da História da União, com a coragem de aprofundar e acelerar a integração, designadamente na sua dimensão económica e monetária.

Acompanho o entendimento de que, face a um choque global e simétrico, precisamos de mobilizar todos os instrumentos existentes e perspetivar políticas inovadoras e não convencionais. Defendo a emissão de títulos da dívida conjuntos (recovery bonds ) à escala europeia para financiar os esforços de emergência sanitária e reconstrução económica. Defendo um apoio de larga escala às empresas (e linhas específicas para pequenas e médias empresas) para assegurar a sua liquidez e viabilidade. Defendo maior ambição em programas de financiamento dos regimes de redução do tempo de trabalho e de garantia de rendimento dos trabalhadores, entendendo que devemos partir para a discussão de um resseguro europeu de desemprego.

Precisamos de decidir rapidamente para transformar programas em realidades concretas para os europeus, para as famílias e para as empresas.