Últimas
Top

Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização

O objetivo do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização é apoiar trabalhadores despedidos e trabalhadores independentes cuja atividade cessou como resultado de grandes mudanças estruturais nos padrões do comércio mundial devido à globalização ou como resultado de uma crise financeira e económica global.

Assim, a proposta em causa é parte integrante do plano de contingência da União para reduzir as perturbações mais consideráveis causadas pela saída do Reino Unido da União Europeia sem um eventual acordo de saída, o chamado Hard Brexit.

Apesar de esse cenário ser hoje menos provável, deve ser acautelado e as alterações propostas pretendem garantir que os despedimentos resultantes da saída do Reino Unido da União de forma desordenada e sem acordo de saída estão incluídos pelo âmbito de aplicação deste Fundo.

As perturbações na economia nesta situação poderão representar um aumento significativo nos números do desemprego.

De destacar ainda que a proposta não altera o montante anual máximo do Fundo e há um consenso alargado sobre a mesma.

Votarei a favor da resolução porque acredito que é, simultaneamente, uma importante salvaguarda para os trabalhadores que possam vir a ser afetados, bem como uma aplicação justa e adequada aos fins para os quais o fundo foi criado.

 

(2014-2020) (A9-0015/2019 – Vilija Blinkevičiūtė)