Últimas
Top

Política desportiva da UE: avaliação e eventual rumo futuro (A9-0318/2021 – Tomasz Frankowski)

O desporto desempenha um papel fundamental na vida social, cultural e educativa dos cidadãos europeus, contribui para a adoção de estilos de vida saudáveis e promove valores como a democracia, o respeito, a solidariedade, a diversidade e a igualdade. Adicionalmente, apresenta externalidades positivas, com destaque para a inclusão e integração de crianças, jovens e pessoas provenientes de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos.
Ponderar o futuro da política desportiva implica considerar o seu valor económico, pois é um setor económico em crescimento e que contribui para a criação de riqueza e de emprego na União Europeia (UE).
Votei favoravelmente este relatório por me rever na generalidade das considerações e propostas apresentadas. Saliento a importância de se promover uma forte recuperação do setor na sequência da COVID-19, usufruindo do novo Mecanismo de Recuperação e Resiliência, mas também do programa Erasmus+ para 2021-2027, que terá um orçamento mais elevado para o apoio ao desporto.
Subscrevo a posição do relator sobre o papel que o desporto deve ocupar no apoio à transição para um futuro sustentável e inovador, cabendo às organizações desportivas a responsabilidade de promoverem uma agenda ecológica, alinhando as suas políticas com os objetivos da UE em matéria ambiental.