Últimas
Top

Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho (A9-0177/2021 – Maria da Graça Carvalho)

A proposta de regulamento do Conselho que cria a Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho é uma parceria público-privada que tem como objetivo a otimização de recursos para a compra e implementação de supercomputadores topo de gama e a construção de infraestrutura para computação quântica. Esta capacidade computacional é fundamental para que a União Europeia possa competir com outros atores internacionais no que ao desenvolvimento tecnológico diz respeito.
Esta proposta, ao identificar claramente as fontes de financiamento, tanto públicas como privadas, gera uma verdadeira simbiose entre os objetivos de autonomia digital estratégica da UE, com a vontade do setor académico e industrial em se modernizar e investir em novas tecnologias que só elevados níveis de capacidade de computação podem suportar. Este projeto também será vantajoso para as pequenas e médias empresas e start-ups , que podem aumentar a sua participação neste tipo de tecnologia por não terem de fazer o avultado investimento inicial necessário para a aquisição destes supercomputadores.
Por acreditar na inovação tecnológica, e na influência que estas parcerias público-privadas têm para tornar a União líder nos setores científicos, digitais e industriais, votei a favor desta proposta.