Últimas
Top

Papel da cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária da UE face às consequências da pandemia de COVID-19 (A9-0151/2021 – Hildegard Bentele, Norbert Neuser)

Este relatório sobre o papel da cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária da União Europeia para combater os efeitos provocados pela pandemia de COVID-19 vem evidenciar muitos dos problemas que iremos enfrentar muito depois da crise sanitária estar controlada. Chama atenção para as dificuldades que aqueles que sofreram quebras drásticas de rendimento, os migrantes e refugiados ou ainda os trabalhadores do setor informal, sentiram durante os vários confinamentos, e em como as suas perspetivas de recuperar o tempo perdido são bastantes vulneráveis.
Chama ainda a atenção para o alarmante número de 1,6 mil milhões de crianças e adolescentes que foram prejudicadas com o fecho das escolas, e como podem ver a sua educação a curto ou médio prazo comprometida se ações concretas não forem tomadas. Este problema terá consequências gravíssimas na educação da sociedade a longo prazo, sendo urgente haver uma resposta forte no sentido de limitar os danos.
Por acreditar que é o papel da UE fazer os possíveis para reduzir a desigualdade da nossa sociedade, sobretudo em garantir os direitos e não hipotecar o futuro das futuras gerações, votei a favor do relatório.