Últimas
Top

Programa InvestEU

 O programa InvestEU é uma iniciativa fundamental para combater o défice de investimento na Europa e promover oportunidades para as empresas europeias gerarem riqueza, criarem valor e multiplicarem o emprego na Europa. A necessária revisão dos objetivos e dimensão do programa, face à crise pandémica, tornou-o num dos vetores mais importantes do Plano de Recuperação para a Europa. Acompanho a ambição de transformar, através do efeito económico multiplicador, o valor reforçado de 26,2 mil milhões de euros em 400 mil milhões de euros gerados pela economia europeia.
Sublinho a relevância estratégica das quatro janelas de investimento: as infraestruturas sustentáveis, a investigação, inovação e digitalização, as pequenas e médias empresas e, finalmente, o investimento social e em competências. Destaco a necessidade de enquadrar investimentos estratégicos e apoio de capital às PME em todas estas janelas.
Assinalo, igualmente, o papel deste programa no quadro do Green Deal, com a ligação estreita com o Fundo para uma Transição Justa.
Espero que o InvestEU seja um instrumento de apoio concreto à canalização de investimentos reprodutivos que, além do valor acrescentado para a economia, representem um acréscimo nas oportunidades de emprego para os europeus.

(A9-0203/2020)