Últimas
Top

Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia

 A Ucrânia é um país importante para a política europeia de vizinhança e um potencial candidato a Estado-membro. Neste sentido, o Acordo de Associação entre a UE e a Ucrânia representa mais um passo fundamental na aproximação entre ambos, contribuindo para a promoção e a consolidação da democracia, fortalecendo-se laços políticos e económicos e promovendo-se também o respeito por valores comuns.
Votei favoravelmente este relatório porque considero que salienta devidamente aqueles que são os aspetos positivos de um aprofundamento das relações da UE com a Ucrânia, sem esquecer a dimensão da sustentabilidade ambiental, o respeito pelos recursos naturais e pela biodiversidade, mas promovendo a integração económica e as reformas institucionais para tal necessárias.
Num momento em que o mundo se encontra num processo de reconfiguração geopolítica, este é também um passo importante na esfera da segurança e da defesa, áreas nas quais a UE deve reforçar o seu papel, quer autonomamente, quer na esfera da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO).

(A9-0219/2020)