Últimas
Top

Renovação do Acordo CE-Índia de Cooperação Científica e Tecnológica

A Índia é uma potência emergente e uma economia onde o desenvolvimento e produção de tecnologia tem vindo a adquirir grande significado. Ao longo das últimas décadas a Índia tornou-se uma referência mundial em setores importantes, inclusivamente em áreas como a biotecnologia e a nanotecnologia.

O Acordo de cooperação científica e tecnológica entre a UE e o Governo da República da Índia, assinado em 2001 e em vigor desde 2002, já foi renovado por outras duas vezes, em 2009 e em 2015. A renovação proposta decorre nos moldes convencionados aquando das renovações anteriores, com a diferença de alargar a escala temporal do regime jurídico já existente e aceite por ambas as partes no domínio da cooperação científica e tecnológica.

A proposta de renovação merece o meu voto favorável, pois entendo que o desenvolvimento científico e tecnológico da UE carece da colaboração e partilha com outras geografias e porque são vários os benefícios mútuos que, inquestionavelmente, resultam deste tipo de acordos.

(A9-0096/2020)