Últimas
Top

Banco Central Europeu – Relatório Anual 2018

O Banco Central Europeu tem um mandato claro para a salvaguarda da estabilidade da moeda única e dos preços. É um agente fundamental para qualquer estratégia económica, assente numa política monetária ao serviço dos cidadãos. Esse papel tornou-se particularmente claro na reação à crise económica e financeira e na recuperação das economias da Zona Euro, que em muito beneficiam das políticas não convencionais dos últimos anos. Num momento em que ultrapassámos o período crítico, mas em que assistimos a um abrandamento das economias do Euro, importa, pois, avaliar o trabalho do BCE e, a partir dessa experiência, apontar para o futuro.

Acompanho a defesa de um reforço do papel do Euro (incluindo no plano internacional), que exige o aprofundamento da União Económica e Monetária, designadamente com a conclusão da União Bancária e a realização da União de Mercados de Capitais. Para tal, é urgente alcançar um acordo sobre o Seguro Europeu de Garantia de Depósitos.

Sublinho a vantagem de um ambiente de juros baixos e reitero os apelos à repercussão dessas condições no acesso ao financiamento por parte das Pequenas e Médias Empresas.

Espero que o BCE tome nota das iniciativas deste Parlamento na oportuna revisão da estratégia de política monetária.

(A9-0016/2020)