Últimas
Top

Risco e prejuízos para a agricultura europeia relacionados com a transmissão do coronavírus por animais e produtos de animais

Pergunta à Comissão Europeia

Possivelmente com origem animal, o coronavírus «2019-nCoV» representa uma ameaça séria à saúde pública global. Depois de a Organização Mundial da Saúde ter recomendado às pessoas que viajam para a China que evitem o contacto com animais vivos e mortos, pode a Comissão Europeia confirmar que os animais ou produtos animais importados da China não representam um risco de disseminação de «2019-nCoV» na Europa?

Em caso negativo, e também devido ao risco de transmissão humana, as trocas comerciais de produtos agrícolas e pecuários entre a UE e a China — ou até entre outros países — podem sofrer sérios constrangimentos, com repercussões graves para os produtores europeus. Nesse sentido, perguntamos ainda à Comissão Europeia se equaciona estabelecer um regime compensatório para os agricultores europeus.

E, ainda, caso se verifique a propagação também através de animais na Europa, quais são as medidas de ação rápida disponíveis e como devem os agricultores ser informados e protegidos?

E-000583/2020