Últimas
Top

Tem uma empresa? InfoCovid19 mostra-lhe todos os apoios que pode pedir

Nasceu uma plataforma que lhe apresenta toda a informação sobre os apoios que pode pedir se a sua empresa estiver em dificuldades por causa da pandemia. Basta-lhe responder a seis questões.

É gestor de uma empresa que enfrenta dificuldades por causa da pandemia e não sabe quais os apoios que pode pedir? Nasceu a plataforma InfoCovid19, um agregador de informação para as empresas que, através de seis simples questões, apresenta um guia com os apoios que se enquadram ao seu caso específico, as medidas que deve implementar e o que pode acontecer aos seus trabalhadores.

A pandemia do coronavírus obrigou a generalidade dos portugueses a ficarem em casa, uma de muitas restrições que acabaram por castigar a economia. Perante a crise económica que se ergueu no horizonte, o Governo anunciou medidas de apoio ao tecido empresarial, desde o regime de lay-off simplificado para proteger postos de trabalho às moratórias nos créditos, passando por linhas de crédito e apoios específicos para vários setores. Mas, sem o apoio de um gabinete jurídico, muitos empresários continuam com dúvidas sobre as medidas e os apoios a que podem aceder.

Desta feita, perante tamanha quantidade de informação diferente e específica, os deputados Hugo Carvalho e Lídia Pereira (PSD) uniram esforços para desenvolver uma “plataforma que simplifica o acesso a informação sobre as medidas de apoio económico às empresas em crise”. Assim, criaram o portal InfoCovid19, desenhado pela KI labs e em colaboração com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

“Ao longo das últimas semanas têm sido sistematicamente apresentadas novas medidas, ou ajustadas medidas divulgadas anteriormente. Ao aceder ao InfoCovid19, através do preenchimento de apenas seis campos, o utilizador pode simular a situação em que se encontra a sua empresa e visualizar apenas a informação e o conjunto de medidas que se aplicam à sua circunstância específica”, lê-se num comunicado.

Os dois deputados acrescentam ainda que esta plataforma, “que permite a qualquer empresário obter resposta sobre as medidas que deve implementar, o que pode acontecer com os seus trabalhadores e as medidas de apoio em que se enquadra a sua empresa, será permanentemente atualizada”. Além disso, “estará disponível em open source [código aberto], acessível àqueles que pretendam desenvolver soluções adaptadas a setores específicos de atividade”.

Fonte: ECO