Últimas
Top

Lídia Pereira, o (jovem) fator surpresa de Rui Rio

Diz-se pragmática, liberal q.b. e feminista sem pudores. Tem em Sá Carneiro, mas também em Angela Merkel, referências políticas importantes. E será a carta fora do baralho de Rui Rio nas primeiras eleições aos comandos do PSD. Lídia Pereira tem apenas 27 anos, lidera a maior organização política juvenil da Europa e vai concorrer como número dois do PSD às europeias

Quando Rui Rio apresentou o seu Conselho Estratégico Nacional, que ficaria incumbido da missão de apresentar propostas para o programa do PSD, fizeram-se notícias sobre o perfil demográfico das 32 escolhas: apenas nove eram mulheres, e as idades médias eram de 60 anos (entre coordenadores) e 45 (entre porta-vozes). Agora, Rio decidiu inovar e fazer basicamente o contrário: a sua aposta para número dois às eleições europeias é Lídia Pereira, que conta apenas 27 anos e se seguirá a Paulo Rangel na lista de candidatos.

O convite surgiu numa conversa entre o presidente do PSD e a jovem na Universidade Europa, que decorreu este fim de semana, na Figueira da Foz. Mas só foi oficializado esta segunda-feira, quando Lídia Pereira recebeu, enquanto colocava gasóleo no carro, uma chamada de Rio, conta ao Expresso. Surpreendida? Sim. Assustada? Também. Mas com confiança para enfrentar o desafio novo, assegura.

A surpresa não vem do facto de ter sido incluída nas listas, uma vez que, como recorda, tinha sido indicada tanto pela JSD como pela distrital de Coimbra do PSD. Mas o lugar em que é colocada é o fator novidade: não só é completamente elegível (os sociais-democratas têm, neste momento, seis deputados europeus, e Lídia é colocada em segundo) como é de grande destaque. Para efeitos de comparação, João Duarte Albuquerque, o ‘jota’ socialista que lidera a organização de jovens socialistas na Europa (cargo equivalente ao de Lídia na sua área política, mas já lá vamos), também foi incluído nas listas do PS – mas ficou em 11º lugar, dificilmente elegível.

“Confesso que não esperava o segundo lugar, mas fiquei muito feliz com a confiança do presidente em representar a juventude num lugar de destaque na lista”, confirma Lídia Pereira ao Expresso. “[O desafio] assusta, não pela idade mas pela responsabilidade acrescida que esta etapa exige”, comenta, questionada sobre o facto de ser mais nova do que é habitual nos candidatos europeus dos partidos portugueses. “Temos deputados na Assembleia da República que foram eleitos mais novos do que eu, por exemplo”.

Além da juventude e do facto de ser mulher, o outro fator destacado por Rio quando anunciou esta escolha, no Twitter, foi a experiência europeia da ‘jotinha’. Em 2014, Lídia Pereira começou a sua aventura na Europa, com um mestrado em Economia Europeia no Colégio da Europa, na Bélgica. Mas foi o seu primeiro emprego, em 2016, como especialista nas questões do branqueamento fiscal e da investigação forense no Banco Europeu de Investimento que fez com que se estabelecesse definitivamente fora de Portugal, no Luxemburgo.

Graças a esse percurso, Lídia acabaria por se tornar, em 2016, diretora de Relações Internacionais da JSD, onde tinha ingressado aos 20 anos e se tinha tornado cada vez mais ativa por incentivo do atual deputado – e então presidente das JSD – Duarte Marques e do presidente da sua concelhia natal, Dino Alves. Do Luxemburgo, acabou por se mudar há um ano para Bruxelas, onde trabalha como consultora na mesma altura tornou-se vice-presidente do YEPP (juventude do Partido Popular Europeu, a maior organização política juvenil da Europa). E foi no fim do ano passado que voltou a chamar as atenções, ao ser eleita para liderar o YEPP e sendo assim a primeira mulher a ocupar o cargo, um fator também destacado por Rio.

“O facto de ter sido eleita líder do YEPP acabou por me dar mais visibilidade nos assuntos europeus nos últimos meses”, e isso terá despertado a curiosidade do presidente do partido, assume. “Creio que foi isso que fez com que a direção visse aqui uma oportunidade de rejuvenescer o partido na Europa”. E é por isso que concorrerá ao lado de Paulo Rangel, que conhece desde que assumiu a vice-presidência do YEPP: “Falamos bastante e partilhamos muitas opiniões. É uma pessoa com quem gosto de me aconselhar”.

 

Fonte: Expresso