Últimas
Top

Execução da Política Externa e de Segurança Comum – Relatório anual de 2020

A Política Externa e de Segurança Comum (PESC) é um vetor essencial para a afirmação do projeto europeu a nível internacional e, consequentemente, para a promoção dos princípios e valores que nos unem e que sustentam a democracia e o respeito pelos Direitos Humanos.

Voto favoravelmente o presente relatório porque entendo que se encontra alinhado com esta visão e com o aprofundamento da integração europeia em matéria de política externa. Concordo com o desenvolvimento de relações mais sólidas ao nível da política de vizinhança, nas relações com África e com a América Latina, na definição de um espaço geoestratégico onde a União Europeia (UE) deve atuar e, quando necessário for, na definição de um mecanismo de sanções a aplicar pela UE.

Não obstante, sinalizo a importância de o aprofundamento da integração, em matéria de política externa e de segurança, dever ocorrer sempre como resultado da concertação entre os interesses nacionais dos Estados-Membros, considerando as suas alianças e compromissos internacionais, designadamente na esfera da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e daquele que é o interesse coletivo da União.

(A9-0266/2020)