Últimas
Top

Execução da Política Comum de Segurança e Defesa – Relatório anual de 2020

A União Europeia (UE) pretende consolidar o seu papel enquanto agente global para a paz e para a segurança. Entendo a Política de Segurança e Defesa Comum como um instrumento fundamental para o fortalecimento da ação da UE num contexto cada vez mais marcado pelo multilateralismo.

Ao longo das últimas décadas a ordem internacional foi abalada por novos fenómenos, desde o terrorismo às ameaças cibernéticas que decorrem do desenvolvimento tecnológico. As ameaças à Democracia e aos Direitos Humanos são constantes e, por isso, o conceito de “paz sustentável”, destacado por este relatório, vem recordar-nos a necessidade de ações concretas e continuadas ao longo do tempo. A paz não deve ser entendida através de uma interpretação simples, traduzida na ausência de conflito.

Votei favoravelmente este relatório porque considero crucial um aumento do orçamento destinado à defesa, permitindo consolidar a autonomia estratégica da União e, consequentemente, a sua capacidade de ação numa conjuntura geopolítica que se encontra em redefinição.

(A9-0265/2020)